segunda-feira, 19 de abril de 2010

Um Longo Domingo de Noivado

Numa noite de Janeiro de 1917, cinco soldados condenados à morte em conselho de guerra são lançados, de mãos amarradas atrás das costas, diante das trincheiras inimigas. O mais novo não tem ainda 20 anos e deixa atrás de si uma jovem noiva e um amor interrompido. Chegada a paz, Mathilde quer saber a verdade sobre esta ignomínia e descobrir o que realmente aconteceu àquele a quem continua ligada pelos laços de um longo e trágico noivado. Com mais intensidade do que nunca, Sébastien Japrisot oferece-nos nesta história de paixão e mistério o virtuosismo e a magia da sua escrita. A mulher obstinada e frágil, envolvente e subtil, que aqui se encontra na figura de Mathilde, figurará certamente entre as heroínas mais memoráveis do universo romanesco moderno.

Escândalo

Lucinda e Nigel. Elizabeth e Simon. Debbie e Richard. As suas vidas eram privilegiadas e o futuro sorria-lhes. Mas um dos maiores escândalos financeiros de sempre na Grã-Bretanha destrói tudo o que haviam construído e põe em causa a própria base das suas vidas. Casamentos e carreiras, famílias e amigos. Quem sobreviverá a estas tragédias pessoais? Quem apoia e quem trai?
Uma história de ascensão e queda, de paixão e abandono, capaz de abalar todas as nossas convicções sobre a vida e sobre nós próprios. Afinal, tem a certeza que sabe como se comportaria se a sua vida mudasse drasticamente? Se o seu futuro estivesse em perigo? Pode, com toda a convicção, dizer o que faria se perdesse tudo?

Antes de dizer Adeus

Neta de um importante e poderoso político, Nell MacDermott sempre esperou poder seguir as pisadas do avô. Infelizmente, o seu marido Adam, um arquitecto, encontra-se sob investigação acusado de esquemas pouco claros no ramo imobiliário. Quando Adam e alguns dos seus sócios são mortos numa explosão, Nell e a sua amiga Lisa (que também perdeu o marido na tragédia), tentam descobrir os culpados. Com a ajuda de um detective e de um médium, Nell consegue aproximar-se da verdade e torna-se no próximo alvo.

A Linha da Beleza

A vida do jovem Nick Guest muda irreversivelmente quando aceita passar uma temporada em casa de Toby, seu colega de faculdade e objecto da sua vã paixão. Oriundo de uma família da classe média, Nick vai ser iniciado, então, no mundo dos ricos e poderosos. Vivem -se os impetuosos anos 80, e no círculo do poder da Grã-Bretanha de Margaret Thatcher, onde a ganância é glorificada, Nick, o puro esteta, é um forasteiro, um intruso movido por algo bem diferente. Mas Nick adopta e é adoptado pela extravagante família de Toby, com quem embarca nos vícios da década: dinheiro, poder, sexo e cocaína; e a sua estadia na casa de Notting Hill parece prolongar-se indefinidamente. São tempos inebriantes e Nick rapidamente se adapta ao ritmo vertiginoso das festas e das viagens e à amoral sensação de nada lhe ser vedado. De facto, tudo parece ser possível; a decadência nunca fora tão divertida. Mas esta interminável busca da auto-satisfação tem um preço, e Nick apercebe-se demasiado tarde de que lhe vai custar tudo o que possui.
Estamos já suficientemente instalados no novo milénio para permitir que a década de 1980 se assuma como uma era histórica distinta. Neste sentido, A Linha da Beleza é um marco no que de hábitos e costumes do século XX vai ficar para a História. Enquadrado por dois processos eleitorais que reforçaram a liderança de Margaret Thatcher, foca quatro extraordinários anos de euforia, mudança e tragédia. Emocionalmente denso, desarmantemente divertido, é um trabalho de fôlego da autoria de um dos mais brilhantes escritores de língua inglesa.

Como Água para Chocolate

Neste romance surpreendente e admirável, que revelou ao leitor português uma grande escritora mexicana, toda a trama narrativa roda em torno da cozinha e de um certo número de elementos culinários. Cada capítulo abre com uma receita fora do comum (mas ao mesmo tempo perfeitamente realizável), a pretexto e em volta da qual não apenas se juntam os comensais, mas também se “cozem” e “temperam” amores e desamores, risos e prantos, e se celebra o triunfo da alegria e da vida sobre a tristeza e a morte.

A Guardiã dos Sonhos

Os sons, os cheiros e os sabores da Malásia do século XX – um mundo sensual e exótico, povoado de mitos e magia, de deuses e fantasmas – unem-se numa sábia combinação de tradição e realismo mágico para contar uma história de riso, perda, amor e traição, que é, no fundo, o relato da vida atribulada de quatro gerações de mulheres. Lakshmi é uma jovem de apenas catorze anos quando é obrigada a deixar o Ceilão, onde nasceu e viveu até então, para se casar com um homem bastante mais velho. Cinco anos depois, Lakshmi tem já cinco filhos e, não obstante a sua idade, apercebe-se de que terá de ser ela própria a construir o seu futuro. Implacável na sua determinação, tornar-se-á na admirável matriarca da família. Os seus filhos e filhas, com as suas distintas personalidades e percepções da história, vão configurando a saga familiar, que alterna momentos de alegria e dor, como os vividos aquando da cruel invasão japonesa, que deixará indeléveis cicatrizes em todos eles. Nisha, a neta, será quem finalmente irá reconstruir o mosaico da história familiar e o legado de Lakshmi, a Guardiã dos Sonhos, para nos oferecer uma complexa e sensual trama de sentimentos e vivências que atravessa a vida de quatro gerações.

A Fotografia

Após a morte da sua mulher, Glyn encontra um envelope escrito por Kath que diz "Não abrir - destruir". No interior está uma fotografia de um piquenique onde, deslocada do grupo, está Kath de mãos dadas com um homem e ambos estão de costas para a objectiva. Numa folha está escrita uma mensagem. "Não resisto a enviar-te isto. O negativo foi destruído pelo que me disseram. Saudações, meu amor". À medida que Glyn começa a procurar respostas, ele e aqueles que o rodeiam começam a ver as suas certezas desmoronarem-se. Mas que outras vidas serão desfeitas enquanto ele esquadrinha irreflectidamente o passado e qual é a verdade acerca de Kath?
O último romance de Penélope Lively é uma reflexão sobre o que pode acontecer quando olhamos demasiado para o passado.

A Fogueira das Vaidades

O protagonista deste primeiro romance do jornalista Tom Wolfe é Sherman McCoy. Sherman é um executivo de 38 anos, operador de obrigações da Bolsa de Nova Iorque. Um dia, ao regressar do Aeroporto Kennedy com a sua namorada, tem a infelicidade de se perder na auto-estrada e, em vez de seguir para Manhattan vai ter ao Bronx, já noite, onde acaba por atropelar, debaixo de um viaduto, um jovem negro, Henry Lamb, que julgava ser um assaltante. A Fogueira das Vaidades, que dá a conhecer a difícil convivência entre a extrema riqueza e a extrema pobreza, narra o verdadeiro calvário que este atropelamento lhe vai fazer viver tornando-o vítima da polícia, da justiça, dos media e da família, não só a sua mas também a dos outros.

A Filha Perdida da Felicidade

Na China do século XIX, nos últimos anos da década de 60, uma jovem de beleza inebriante é raptada, vendida e levada para San Francisco, nos Estado Unidos, onde é obrigada a prostituir-se. A jovem chama-se Fusang. Chris, o seu primeiro cliente, tem apenas doze anos – espiara-a durante dias a fio e agora que a tem pela frente consegue apenas olhá-la, inebriado. Chris é branco e americano; Fusang é uma escrava chinesa. Numa época conturbada por tumultos sociais e económicos – a histeria anti-chinesa que varreu San Francisco -, uma história de amor põe tudo em causa.

A Filha de Rasputine

Depois de a fúria da Revolução Russa ter "varrido" Nicolau e Alexandra do trono da Rússia Imperial, foi criada uma comissão especial para investigar as "forças obscuras" que causaram a queda dos Romanov. A atenção centrou-se em Grigori Rasputine que, referenciado como "santo" e com poderes "sobrenaturais", esteve sempre muito perto do trono. A comissão interroga então Maria, a mais velha dos filhos de Rasputine, que relata os dias de uma Rússia em tumulto, onde a poderosa influência de seu pai, preocupante para muitos, constitui uma verdadeira ameaça à sua vida. Enquanto crescem as conspirações contra ele, Maria debate-se com a verdadeira natureza de Rasputine - os seus desenfreados apetites carnais, as relações misteriosas com a imperatriz e os rumores de envolvimento em cultos religiosos secretos. A Filha de Rasputine trata-se, no fundo, de um romance onde Maria revela como tentou (em vão) salvar o pai, quem realmente o matou e, sobretudo, os segredos perversos escondidos pelos assassinos.

Adeus às Armas

"Adeus às Armas", muito provavelmente o melhor romance americano sobre a I Guerra Mundial, é a história inesquecível de Frederic Henry, um condutor de ambulâncias que presta serviço na frente italiana, e da sua trágica paixão por uma bela enfermeira inglesa. Ernest Hemingway foi um dos autores que mais contribuiu para revolucionar o estilo da ficção de língua inglesa. Veio por isso a receber o Prémio Nobel de Literatura em 1954.

A Conspiração

O autor de "Dossier Pelicano", "A Firma" e "O Cliente", best-sellers que lhe granjearam reputação internacional e foram adaptados ao cinema e à televisão, mostra-nos neste livro como um jovem e bem intencionado advogado se pode afundar num poço de lama. Clay Carter trabalha há muito num Gabinete dos Advogados Oficiosos e, como a maioria dos colegas, sonha com um emprego melhor numa verdadeira firma de advogados. Quando, a contragosto, aceita o caso de um jovem acusado de homicídio, parte do princípio de que se trata apenas de mais um dos muitos assassínios sem sentido que todas as semanas são cometidos na cidade de Washington. Porém, ao investigar o passado do seu cliente, depara-se com uma conspiração demasiado tenebrosa que envolve uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo. Será que este caso complexo alterará radicalmente a sua vida, tornando-o o rei das acções colectivas?

sábado, 17 de abril de 2010

A Última Legião

Misto de realidade e ficção, de história e de mito, de personagens reais e inventadas, o escritor italiano Valerio Massimo Manfredi apresenta-nos a história de um soldado, Aurélio, que integra a última legião romana, A Nova Invicta, último sinal de romanidade e onde os crentes acreditam na possibilidade de rever o antigo esplendor do império romano. Criada pelo comandante Orestes, pai de Rómulo Augusto, imperador romano do ano 476 d.C, a última legião tem a missão de o defender até ao fim. Mas os ataques dos bárbaros são mortais e têm um único objectivo: destituir o jovem imperador do trono. Após uma carnificina atroz, Rómulo Augusto é vencido e enviado para a ilha de Capri. Aí irá descobrir a espada de Júlio César, reveladora de um poder arrebatador sobre o inimigo. Especialista no Mundo Antigo, Manfredi recriou uma narrativa que nos mostra a magnificência do período europeu no início da Idade Média.

O Barão Trepador


Cosimo, um jovem nobre italiano do século XVIII, revolta-se contra a autoridade paterna, trepando para cima das árvores, e aí vai permanecer durante o resto da sua vida. Adapta-se eficazmente a uma existência arbórea - caça, semeia e colhe, joga vários jogos com amigos com os pés na terra, combate incêndios florestais, resolve problemas de engenharia e até consegue manter casos amorosos. Do seu poleiro nas árvores, Cosimo vê passar os tempos de Voltaire e assiste à chegada do novo século.

A Noiva Borgia

Uma perigosa sedutora... O seu impiedoso irmão... E uma mulher inteligente e ambiciosa que se interpõe entre ambos. Sancha de Aragão, uma mulher cheia de vivacidade, chega a Roma recém-casada com um elemento da mal-afamada dinastia Bórgia. Rodeada pela opulência da cidade e pela corrupção política, trava amizade com a deslumbrante e pérfida cunhada, Lucrécia, cujo ciúme é tão lendário quanto a sua beleza. Há quem diga que Lucrécia envenenava as suas rivais, em especial aquelas a quem o seu atraente irmão, César, entregava o coração. Assim, quando Sancha é conquistada pelo charme irresistível de César, tem de esconder este segredo, pois, de outro modo, arriscar-se-ia a perder a vida. Apanhada nas malhas sinistras dos Bórgias, reúne toda a sua coragem e recorre à astúcia para derrotar a família no jogo em que esta é especialista. Combinando vividamente pormenores históricos e ficção, A Noiva Bórgia é uma história arrebatadora de conspiração, intriga sexual, lealdade e suspense.


Crime Impossível

Num dia enevoado no distrito de Big Bow em Londres a senhora Dradbump fica preocupada pelo seu senhorio. Ela bate na porta várias vezes, mas ninguém responde. Ela corre a chamar o Inspector Grodman e juntos arrombam a porta para encontrar o pobre homem deitado na sua cama com a garganta cortada. A porta estava trabcada por dentro. Assim começa o mistério clássico de Israel Zangwill. Escrito em 1891, "Crime Impossível" ainda mantém o poder de nos entreter quer como um mistério engenhoso e uma sátira da Londres Victoriana.

Lua de Mel Sangrenta

Era o local perfeito para uma lua de mel - uma pequena cabana nos bosques isolados da Pensilvânia. deveria ter sido o início perfeito de um longo e feliz casamento. Mas cinco tiros soaram nos bosques tranquilos e desfizeram a lua de mel perfeita de Dave e Jill. O terror tinha invadido a sua cabana, apagando todos os sinais de amor. Agora tudo o que Jill e Dave sentiam era ódio - ódio e um incontrolável desejo de vingança.

Anne Frank - Uma Vida

Em 6 de Julho de 1942, Anne Frank e a sua família passaram à clandestinidade para fugir à barbárie. Da sua luta ficaram, além do Diário de uma adolescente, centenas de fotografias e diversos documentos conservados milagrosamente. Reunidos nesta obra pela Fundação Anne Frank, eles testemunham juntamente com largos excertos do Diário, uma época de crimes terríveis contra a humanidade que ninguém tem o direito de ignorar.

Goodbye Janette

Com os seus instintos apurados e forte sensualidade, Tanya Pojarska sobreviveu aos fogos da Segunda Guerra Mundial e conquistou uma vasta fortuna. As suas duas filhas herdaram a sua beleza, a sua paixão - e um legado de dor e ambição. A partir de uma infância de absoluto terror sexual, Janette atingiu a fama e riqueza como uma deusa da moda - enquanto a sua meia-irmã Lauren mergulhou numa deslumbrante cena de decadência internacional que quase a destruiu.

Meu Avô, Pablo Picasso


Meu Avô, Pablo Picasso é a história de Picasso, o maior génio do século, visto através dos olhos de uma criança, Marina, a sua neta. Em 1973, quando o pintor morreu, ela tinha vinte e dois anos. Manteve-se calada durante trinta. Precisou de todos estes anos para exprimir por palavras o seu sofrimento, para acariciar com uma emoção infinita e cheia de pudor esta cicatriz. Da forma mais íntima e mais terrível, Marina Picasso escreve até passar para além da dor, onde se encontra hoje a sua liberdade: os seus filhos e as crianças do fim do mundo.

Vidas de Grandes Mulheres

Biografias de: CLEÓPATRA. TEODORA. JOANA D'ÁRC. MARIA STUART. CRISTINA DA SUÉCIA. MADAME MAINTENON. CHARLOTTE BRONTÉ. GEORGE ELIOT. ELIZABETH B. BROWNING. FLORENCE NIGHTINGALE. SUSAN G. WILLARD. CATARINA BRESHKOVSKY. SARAH BERNHARDT. ISADORA DUNCAN. ERNESTINE SCHUMANN-HEINK. JANE ADDAMS. EVANGELINE BOOTH. HELEN KELLER. MADAME CHIANG KAI-SHEK.

Vasto Mar de Sargaços

Perdida entre estranhos numas Antilhas tão fascinantes como opressivas, vítima de diversos infortúnios familiares e minada pela incompreensão e desprezo do marido, Antoinette vai perdendo tudo o que amava, incluindo a segurança necessária para manter o equilíbrio mental... Este extraordinário romance desenvolve-se paralelamente ao clássico gótico de Charlotte Brontë Jane Eyre, e procura reescrever a história da primeira mulher de Edward Fairfax Rochester, a «louca do sótão». A voz turbulenta da Antoinette, silenciada no romance de Brontë, oferece ao leitor uma possibilidade de compreender as causas dessa loucura que o romance vitoriano se empenhou de manter escondida...

O Diário de Edith

Edith colabora em jornais underground é casada e tem um filho. Seu sonho de uma casa grande com jardim finalmente se realizou e Nova Iorque ficou para trás, trocada por um vilarejo ensolarado na Pensilvânia. Mas o tio George, velho senil, vem morar com eles. Brett, o marido, começa a afastar-se. O filho torna-se um garoto cada vez mais furtivo e mentiroso. Diante de um quotidiano estrangulador, Edith faz esculturas, bebe uísque e escreve em seu diário. Não sobre a vida que tem, mas a que imagina ter, muito diferente, perfeita. Sem lamurias e sem pena de ninguém a história de Edith esconde o crime menos policial já abordado por Highsmith, um crime que não ofende a lei e não tem voz, subtil e intenso.

Do Outro Lado de Ti

Para o psiquiatra e psicanalista David McBride a morte exerce uma atracção invulgar. Apesar da sua profissão, nunca conseguiu ultrapassar o trauma de ter assistido à morte violenta do irmão, e isso moldou a sua personalidade e a escolha da sua carreira. Quando uma suicida falhada, Elizabeth Cruikshank, dá entrada no hospital e fica ao seu cuidado, David vê todo o seu inconsciente a trabalhar e todo o seu trauma escondido a vir ao de cima. Elizabeth é muito misteriosa em relação ao seu passado até David lhe falar dum quadro de Caravaggio, que a faz contar a sua história. À medida que Elizabeth vai contado o acaso que a levou a Roma e a sua história trágica de paixão e traição, David começa a sentir um estranho e perturbador reflexo da sua própria perda, no "outro lado" desta mulher esquiva. Ao longo de uma noite de conversa, viajam juntos a um passado que lhes trás memórias dolorosas e incertezas.

Regressar a Casa

Lev, um homem ferido pela vida, parte da Europa de Leste para a Grã-Bretanha, à procura de um recomeço para si e para a sua família. Perseguem-no as memórias dolorosas da mulher falecida, da filha de cinco anos e do extravagante amigo Rudi, que sobrevive, sonhando com o Ocidente. Em Londres, vagueando pelas ruas hostis e pelos pubs tribais daquela estranha cidade, encontra a promessa de amizade, amor, dinheiro e uma nova carreira. Mas a voz da filha habita o coração e a mente de Lev, e fá-lo duvidar se conseguirá realmente pertencer a algum lugar.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Cor Púrpura

A Cor Púrpura é um romance feminista sobre a força e dignidade do espírito humano. O livro retrata a história de Celie, uma mulher negra que foi violada pelo seu pai e entregue nas mãos de um homem abusador. Durante grande parte de sua vida, Celie foi mais escrava do que esposa, além de ter sido separada do seu filho e da sua irmã. A vida da mulher muda completamente quando ela se apaixona pela amante do seu marido. A comovente trajectória de Celie se passa no século passado, e tem início na pequena cidade da Georgia (EUA) em 1909, em uma época marcada pelo racismo. Com apenas 14 anos, ela é violada pelo pai e se torna mãe de duas crianças. Após ser separada das pessoas que mais ama (filho e irmã), seu pai e entrega para "Sinhô", que é apaixonada por Docí Avery, uma sensual cantora de blues, que torna-se sua amante. A amante de "Sinhô" torna-se amiga de Celie, com quem tem um caso amoroso. Solitária, Celie compartilha sua tristeza escrevendo cartas, para Deus e também para sua amada irmã Nettie, que tornou-se missionária na África. No desenrolar da trama, Celie revela um espírito brilhante, mostrando seu valor diante das possibilidades que o mundo lhe oferece. O interessante é que o livro de Alice Walker é narrado em primeira pessoa, com uma linguagem muito peculiar de Celie, que é semi-analfabeta.

O Planeta dos Macacos

A macacada começou com um livro. Em La Planète des Singes (O Planeta dos Macacos), publicado em 1963, o escritor francês Pierre Boulle, o mesmo de A Ponte do Rio Kwai, contava a aventura de um casal do futuro que, em viagem de férias, encontra um manuscrito numa garrafa flutuando em pleno espaço sideral. Segue-se uma história dentro da história, e o manuscrito nos oferece um relato sobre o planeta do título, onde símios de todos os tipos são a raça dominante, com humanos num papel de animais pouco inteligentes. Boulle reserva uma pequena e divertida surpresa para o final do livro, mas o tom geral é de paródia swiftiana: mostrar o exagero fantasioso para criticar a realidade social.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Com Estas Minhas Mãos

A Alemanha dos anos que se seguiram à última grande guerra. Uma história de amor. O génio de um dos maiores romancistas europeus do nosso tempo, que descreve a realidade de um país contrastado e analisa os movimentos secretos do coração humano. A vida de uma pequena cidade de província. A nostalgia de um amor antigo. À parteira Golder acontece assistir ao nascimento de um dos filhos do rico industrial Siegert, que ela abandonara, muitos anos atrás, a três semanas do casamento, escolhendo outro homem, simples operário. Mas Siegert não a esquecera nem lhe perdoara. E eis que se revive uma paixão antiga, agora em ódio e desejo de vingança.

A Guerra das Rosas

Esta é a obra que inspirou um dos mais famosos filmes sobre divórcio jamais feito, com Michael Douglas e Kathleen Turner. Oliver e Barbara Rose perfazem um casal apaixonado que se encontram num leilão em Cape Cod, ao licitarem por um par de figuras. As figuras completam-se, bem como o casal. O seu perfeito amor, completo com uma casa de sonho e filhos maravilhosos está destinado a desintegrar-se. Oliver desmaia num aparente ataque cardíaco e a indiferença de Barbara revela o verdadeiro estado do seu casamento. A guerra que se enceta entre ambos eventualmente evolui para a brutalidade e loucura, à medida que destroem os bens mais estimados de cada um, numa espiral caótica.
O impacto global, quer da obra, bem como do filme trouxe a frase "Guerra das Rosas" para o léxico comum, descrevendo o ódio e crueldade engendrados nos procedimentos de divórcio.

Noivas de Guerra

Na melhor tradição de romances como Chocolate e O Bandolim do Capitão Corelli, chega-nos um relato mágico de paixão, delícias gastronómicas e Itália.
O capitão James Gould chega à Nápoles da Segunda Guerra Mundial com a missão de desencorajar os casamentos entre soldados britânicos e as suas belas namoradas italianas. Quando se torna demasiado bom no seu trabalho, as jovens locais conseguem que ele empregue Livia, uma rapariga de uma aldeia do Vesúvio, como sua cozinheira, na esperança de que as suas qualidades fantásticas na cozinha – para já não falar na sua beleza – o distraiam. Sob a sua influência, James deixa de se preocupar com assuntos tão pouco importantes como as noivas de guerra, o mercado negro e a corrupção da máfia, entre outros, pois o tempo passado na cozinha pode ser tão divertido e excitante como o próprio banquete da vida! Mas quando o Vesúvio entra em erupção, destruindo a aldeia de Livia, ele tem de escolher entre obedecer a ordens ou ao coração.

Mayada, Filha do Iraque

Mayada Al-Askari nasceu numa poderosa família iraquiana, num meio onde primavam a riqueza, a educação e o orgulho na herança cultural dos seus antepassados. Os seus avós eram ambos tidos como heróis: um deles lutara ao lado de Lawrence da Arábia, o outro era considerado o primeiro verdadeiro nacionalista árabe. O tio fora primeiro-ministro durante quase quarenta anos e a sua mãe desempenhara um importante papel no mundo da política. Mas quando o impensável aconteceu – a tomada do poder por Saddam Hussein - Mayada deu por si sozinha em Bagdad, divorciada, com dois filhos e rendimentos que mal lhe garantiam a subsistência. Longe iam os dias em que a vida era feita de privilégios e espontaneidade; no seu lugar estava agora um mundo de brutalidade e medo, que culminará numa manhã de Agosto, em 1999, quando é sumariamente presa e levada para a famosa prisão de Baladiyat, falsamente acusada de imprimir propaganda antigovernamental. É então encarcerada numa minúscula e imunda cela, juntamente com mais dezassete "mulheres-sombra", isolada do mundo e proibida de receber visitas.
Mayada não é apenas a biografia de uma mulher intimamente ligada à história do Iraque; é uma poderosa acusação a Saddam Hussein e ao mundo de terror e intimidação que construiu. Paralelamente, é também um olhar sobre as vidas e os sentimentos daqueles que sofreram enormemente sob um dos mais cruéis regimes da história.

Da Parte da Princesa Morta

Esta história tem início em 1918 na corte do último sultão do Império Otomano.
Selma tem sete anos quando vê desmoronar-se esse Império que fez tremer toda a Europa. Condenada ao exílio, a família imperial instala-se no Líbano. Selma, que perdeu ao mesmo tempo o seu pai e o seu país, crescerá em Beirute e aí encontrará o seu primeiro amor. Mais tarde, aceitará casar com um rajá indiano que nunca vira. Levada para a Índia, conhecerá o fausto dos marajás, os últimos dias do império Britânico e a luta pela independência travada por Gandhi. Mas lá, como no Líbano, será sempre "a estrangeira". Rejeitada pelo povo que começara a amar, foge para Paris, onde encontrará finalmente um verdadeiro amor. A guerra no entanto separa-os, e Selma morrerá na miséria, com 29 anos, depois de ter dado à luz uma filha: precisamente a autora deste livro.

Viúva Por Um Ano

Viúva por um ano foi considerado pela crítica como o melhor romance do autor desde o inolvidável O Estranho Mundo de Garp. Nele narra-se a história de Ruth Cole, uma escritora cuja infância foi marcada pela morte dos seus irmãos mais velhos. Quando Ruth tem apenas 4 anos, a mãe (que vive uma aventura com um jovem de 16 anos) sente-se incapaz de educá-la e abandona-a. Ruth será criada com o pai, com quem irá manter uma relação de amor-ódio sempre marcada pela rivalidade. Com o tempo, converter-se-á numa escritora de sucesso, casar-se-á, terá um filho e ficará viúva; a única coisa que não podia prever é que, trinta anos depois, a mãe reaparecesse na sua vida...

A Música do Acaso

Jim Nashe é um frívolo bombeiro de Boston que precisa de música como do ar que respira. A mulher abandona-o pouco antes da morte de seu pai, que nunca conheceu e que lhe deixa uma inesperada herança, que ele esbanja à medida que viaja sem rumo pelos Estados Unidos. Sem que estabeleça qualquer ponto de chegada, Jim deixa-se conduzir pelo acaso, que se torna a força motriz que determina a sua vida, transformando-a numa sucessão de acontecimentos aparentemente sem significado. Uma vida errante passada numa solidão quase completa, em que experimenta a divertida e dilacerante sedução do desenraizamento absoluto. Até ao dia em que a música do acaso lhe sugere uma outra aventura: apostar tudo numa única carta...
Metáfora de como é fácil perder a identidade e de quão inexplicáveis são as regras que regulam as nossas vidas, A Música do Acaso é um romance sobre liberdade e destino. Um universo bizarro onde a realidade se transforma e um simples jogo muda irremediavelmente as vidas dos jogadores que nele participam. Obsessão, melancolia e o lado mais negro da natureza humana – alguns dos temas mais caros ao autor – estão todos aqui, neste romance emblemático do trabalho literário de Paul Auster.

Luz na Neve

Os acontecimentos daquela tarde de Dezembro, na qual, juntamente com o pai, encontrou um bebé abandonado na neve, mudarão para sempre a percepção que essa menina de 11 anos tem sobre o mundo e os adultos que a rodeiam. O pai passou por grandes tormentos para se afastar da sociedade, de modo a ultrapassar uma tragédia insuportável. A agora jovem mulher tem de viver com as consequências das terríveis escolhas que fez. E há um detective cuja inteligência é apenas ultrapassada pelo seu sentido de justiça. Escrito sob o ponto de vista de Nicky, agora com 30 anos, que sempre recorda as vívidas imagens daquela fatídica tarde de Dezembro, Luz na Neve é uma história de amor e coragem, de tragédia e redenção, um romance que nos fala das formas que o coração humano sempre encontra para se poder curar.

O Presságio da Sereia

Cass Brainbridge está a viver tempos estranhos. Daí que deixe Londres para aceitar um emprego de assistente universitária na costa sul da Grã-Bretanha. Mas serão um novo emprego e uma nova cidade sinónimos de uma nova vida? Não. Principalmente se já se traz alguma bagagem indesejável.
As memórias dolorosas de um segredo que acabou de destruir o que restava da sua já problemática infância e mudou a sua vida para sempre começam então a assombrá-la. E a crescente sensação de que está a ser observada, numa altura em que violentos ataques a estudantes estão a ocorrer em pleno campus universitário, transforma o seu receio num avassalador redemoinho de pânico que ameaça sugá-la. Será ela a próxima vítima? Ou haverá uma razão mais sinistra para que tenha sido precisamente Cass a ser transformada em alvo? Além disso, Brighton não é uma escolha natural para uma mulher com um já antigo medo do mar. Cass pode ter tentado encerrar um capítulo da sua vida ao deixar Londres, mas cedo vai descobrir que alguns elementos da sua nova existência são igualmente perturbantes.

Xeque ao Rei

Em St Oswald's - uma selecta escola secundária masculina do Norte de Inglaterra - um novo ano escolar acabou de começar, mas para os seus funcionários e alunos sopram ventos indesejados de mudança. Todo um universo de novas tecnologias e valores se tem vindo a impor e Roy Straitley, professor de Latim, excêntrico e já veterano na escola, sente-se excluído e, ainda que de forma relutante, capaz de contemplar a hipótese de se reformar. Mas, por detrás das pequenas rivalidades, disputas infantis e crises quotidianas da escola, agita-se algo mais sombrio. E um rancor, secreta e cuidadosamente alimentado durante treze anos, está prestes a eclodir. Quem é o misterioso autor das cruéis partidas que estão a tornar-se gradualmente mais violentas – e talvez fatais? E como pode um velho, já obscuro e meio-esquecido escândalo tornar-se na pedra que derrubará o gigante?

Razões do Coração

Paris, 1894. Num impulso do qual nunca se arrependerá, Lisette Decourt foge de casa na véspera do seu casamento. Apesar de ter jurado nunca mais se apaixonar, quando conhece Daniel Shaw fica imediatamente fascinada pelo sedutor inglês e pelo seu espectáculo de “lanterna mágica”, a arte precursora do cinema. O destino acaba por separá-los e Lisette refaz a sua vida como mulher independente e bem-sucedida, mas os seus sentimentos mantêm-se inalterados: ela não consegue esquecer Daniel. Quando o acaso volta a juntá-los, ele é já um realizador famoso, e vê nela a aura de magia capaz de a transformar numa grande estrela de cinema. E ele tudo fará para que nada impeça o seu sonho…

Um Fogo Eterno

Três mulheres em busca de amor e redenção, na apaixonante sequela de Irmãs de Sangue

Hannah, Sarah e Camilla partilharam uma infância mágica e feliz no Quénia. Anos depois, as três jovens mulheres regressam às terras altas da África Oriental e àquele que é agora um país independente.
Hannah luta para preservar a sua memória na fazenda Langani, alvo de uma série de ataques violentos que ameaçam a sua segurança e casamento. Sarah está a estudar o comportamento dos elefantes numa zona perigosa devido à acção de caçadores furtivos, refugiando-se no trabalho para superar a morte do seu amor de infância. Camilla, um ícone mundial da moda, abandona a sua carreira em Londres e regressa ao Quénia por amor a um carismático caçador e guia de safáris. Mas um segredo paira sobre elas. Com a ajuda de um ambicioso jornalista indiano, elas vão desvendar a verdade por detrás da morte do noivo de Sarah e dos constantes ataques à fazenda e às suas vidas. As paixões e provações por que passam estas inesquecíveis heroínas, unidas uma vez mais pela amizade e pelo amor ao país das suas infâncias, fazem de Um Fogo Eterno um romance épico e magnífico.

Nómada

Novo livro de Stephenie Meyer. Melanie Stryder recusa-se a desaparecer. O nosso Mundo foi invadido por um inimigo invisível. Os Humanos estão a ser transformados em hospedeiros destes invasores, com as suas mentes expurgadas, enquanto o corpo permanece igual e a vida prossegue sem qualquer mudança aparente. A maior parte da Humanidade não consegue resistir. Quando Melanie, um dos poucos Humanos "indomáveis", é capturada, ela tem a certeza de que chegou o fim. Nómada, a Alma invasora a quem o corpo de Melanie é entregue, foi avisada sobre o desafio de viver no interior de um humano: emoções avassaladoras, excesso de sentidos, recordações demasiado presentes. Mas existe uma dificuldade com que Nómada não conta: o anterior dono do corpo combate a posse da sua mente. Nómada esquadrinha os pensamentos de Melanie, na esperança de descobrir o paradeiro da resistência humana. Melanie inunda-lhe a mente com visões do homem por quem está apaixonada – Jared, um sobrevivente humano que vive na clandestinidade. Incapaz de se libertar dos desejos do seu corpo, Nómada começa a sentir-se atraída pelo homem que tem por missão delatar. No momento em que um inimigo comum transforma Nómada e Melanie em aliadas involuntárias, as duas lançam-se numa busca perigosa e desconhecida do homem que amam.

domingo, 4 de abril de 2010

A Família

Romance póstumo do autor de O Padrinho. A família agora chama-se Bórgia, estamos no renascimento, a Peste Negra abala a Europa, mas nas cidades as artes, as letras, a ciência conhecem um novo esplendor. Em Roma, Alexandre VI, o Bórgia, assume o papado, e com ele chega uma nova e faustosa etapa no poder papal. A corrupção contamina a Igreja. Os altos dignitários eclesiásticos visitam os bordéis e mantém várias amantes, aceitam subornos, vendem bulas. O retrato de uma época de fausto e decadência, de ambição e corrupção, de uma família (o Papa Bórgia e os seus filhos César, João, Lucrécia e Godofredo) que conquistou o mundo, mas que pagou um alto preço por isso.

O Segredo de Mona Lisa

Um romance sobre o mistério que a História não conseguiu desvendar. Um segredo oculto numa obra de arte eterna.
No seu primeiro romance, Dolores García consegue transportar-nos até ao que bem poderia ter sido a faceta desconhecida do génio florentino, Leonardo da Vinci. Através do seu narrador — Francesco Melzi, um dos discípulos de Da Vinci —, assistimos às últimas horas de Leonardo, na corte do rei francês Francisco I. Melzi, intrigado pelo motivo porque o mestre vive obcecado pela sua obra La Gioconda, a única que o acompanhou em todas as suas viagens, pede que lhe explique a sua história. Da Vinci começa então o fascinante relato da sua vida...
Uma obra magnífica, bela, poderosa e verosímil. O leitor acreditará estar na presença de Leonardo e sentir o mundo como ele o sentiu. Um retrato de Da Vinci que não deixará ninguém indiferente.

Silmarillion

O Silmarillion é um relato dos Tempos Antigos ou da Primeira Era do Mundo.
Em O Senhor dos Anéis foram narrados os grandes acontecimentos do fim da Terceira Era; em O Silmarillion as histórias provêm de um passado muito mais remoto, quando Morgoth, o primeiro Senhor das Trevas, habitou a Terra Média e os Elfos Superiores o guerrearam para recuperarem os Silmarils.
O Silmarillion é o produto da fabulosa imaginação do seu autor. É uma obra em que estão presentes, sob a forma do mito e da lenda, os conflitos entre o desejo de dominar o mundo e o poder criativo que provém do desenvolvimento dos valores intrínsecos.

A Colina dos Heróis

A 11 de Maio de 1969, tropas da divisão 101º do Exercito dos Estados Unidos localizaram o inimigo Norte Vietnamita na base da colina com o nome de código 937, no vale de Ashau. Dez dias e depois de onze sangrentos assaltos, as tropas que ali lutaram chamaram ao local A Colina dos Heróis.
Quer descobrir porque?

Cartas

Após a morte do seu grande mestre, Sócrates, Platão empreendeu uma série de viagens por regiões como o Egipto e a Itália. Na Sicília, sonhou ver aplicadas as suas teorias políticas na corte do tirano Dionísio de Siracusa. Muitas das cartas aqui reunidas apresentam dados sobre estas viagens. Algumas são dirigidas ao próprio Dionísio de Siracusa, a quem Platão apresenta as suas ideias políticas. Esta obra reúne, por isso, material histórico utilizado para compor a biografia deste filósofo.

Nunca é Tarde Para Recomeçar

Rose é uma mulher de quarenta e dois anos que vive para o marido e para os três filhos. Tem um casamento, aparentemente feliz, de vinte anos com Ben, um empresário de sucesso. Numa manhã como tantas outras, enquanto Rose prepara o pequeno-almoço para a família, Ben comunica-lhe que já não a ama e que a vai deixar. Durante algum tempo, a culpa, o desespero e a raiva dominam-na, mas Rose depara-se com a triste realidade: está sozinha, sem dinheiro e tem três filhos para sustentar. É então que a sua vida dá uma volta de 180º... "Nunca É Tarde para Recomeçar" é o diário lúcido e dramático da nova vida de Rose, que vai alternando em flashback com a vida passada, dos seus sonhos de juventude e ilusões românticas acerca do seu casamento. Uma história intensa e comovente marcada por um forte realismo, que regista os esforços de uma mulher para recomeçar.

Diana ou a Caçadora Solitária

Diana ou a caçadora solitária remete o leitor a uma nova reflexão sobre a geração de 60 que, apesar de ter revolucionado o modelo cultural de uma época, nem por isso conquistou os sonhos que defendia.

Vidas de Grandes Cientistas

Biografias de: Euclides, Arquimedes, Roger Bacon, Copérnico, Galileu Galilei, Newton, Lovoisier, Dalton, Humboldt, Faraday, Darwin, Huxley, Agassiz, Mendel, Pasteur, Kelvin, Haeckel, Steinmetz, Madame Curie, Banting, Einstein.

O Terceiro Homem

'O terceiro homem' é soberbamente ambientado na Viena pós-Segunda Guerra Mundial, dividida e governada por quatro potências estraneiras - Rússia, Inglaterra, França e Estados Unidos. Rollo Martins, um romancista de segunda linha, chega à cidade sem um centavo sequer, para visitar Harry Lime, seu inescrupuloso amigo de longa data. Logo descobre que Harry morreu, e em circunstâncias muito suspeitas. Enquanto se faz passar por um célebre escritor, ele dá início à sua própria investigação e busca respostas à pergunta - o que Harry fez para merecer a morte? 'O terceiro homem' (escrito em 1949 como argumento para o filme de mesmo nome, dirigido e estrelado por Orson Welles) é uma das mais importantes narrativas breves de Graham Greene (1904-1991); autor que como ninguém se debruçou sobre os meandros do mundo da espionagem e da Guerra Fria.

O Último Jurado

Considerado pela revista Publishers Weekly o autor com maior número de bestsellers publicados na década de 90, John Grisham está de volta com mais um grande lançamento: em O último jurado, o mestre do thriller de suspense descreve o universo do crime no Mississipi dos anos 70. É início dos anos 70 e os negros ocupam cada vez mais espaço nos estados racistas e conservadores do Sul dos Estados Unidos, como o Mississípi. O jovem Willie Traynor, nova-iorquino de 23 anos, assume o jornal local, o The Ford County Times, ávido por histórias de crime e suspense capazes de aumentar a tiragem do periódico. Protagonista da trama, Willie afirma: "Acho que é da natureza do negócio vender mais jornais depois de um crime brutal, quando as pessoas querem detalhes." E o crime acontece logo no início da narrativa. Uma jovem mãe é brutalmente estuprada e assassinada por um membro da notória família Padgitt. Willie Traynor noticia todos os detalhes macabros, e seu jornal começa a prosperar. Um dos aspectos mais interessantes do livro é a gradual aceitação do protagonista pelos moradores do condado, principalmente quando começa a aumentar a tiragem do jornal. O autor explora mais ainda a ironia e o bom humor ao promover o choque de culturas quando, por exemplo, Willie é praticamente forçado a aprender a atirar por um dos personagens mais interessantes da trama, o advogado Harry Rex, que ganha processos de divórcio tirando fotos de homens e mulheres adúlteros em flagrante.

A Pérola

Baseada num conto popular mexicano, A Pérola constitui uma inesquecível parábola poética sobre as grandezas e as misérias do mundo tão contraditório em que vivemos. É, assim, a história comovente de uma pérola enorme, de como foi descoberta e de como se perdeu… levando com ela os sonhos bons e maus que representava, mas é também a história de uma família e da solidariedade especial entre uma mulher, um pobre pescador índio e o filho de ambos.