segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Sonho Mais Doce

Em Hampstead, ao amanhecer dos anos 60, há uma casa que é a mais hospitaleira de todas do Norte de Londres. Nela vivem Julia, a austera dona da casa, e a sua ex-nora Frances, que tem de cuidar sozinha dos seus dois filhos adolescentes e de uma horda de amigos e conhecidos que eles trazem consigo. Ocasionalmente também aparece Johnny, filho de Julia e ex-marido de Frances, que um dia lhe deixa a cargo Sylvia, a filha problemática da sua nova mulher. À mesa onde estas personagens se sentam, também há lugar para o sonho. Mas, por detrás desse sonho, há um preço a pagar pelas ilusões. Doris Lessing, a «grande dama das letras britânicas», capta na perfeição a essência de uma década em que era «tudo para o melhor no melhor dos mundos possíveis». Um romance pleno, marcante, que homenageia a força motivadora do sonho e das relações.

O Diabo Veste Prada

Andrea Sachs, acabada de sair da universidade, consegue um emprego fabuloso «pelo qual um milhão de jovens eram capazes de dar a vida»: é contratada como assistente de Miranda Priestly, a editora da famosa revista Runway. No entanto, como assistente pessoal de Miranda, Andrea vê-se forçada a suportar toda uma série de abusos, realizando tarefas como encomendar-lhe o pequeno-almoço, tratar-lhe da roupa suja, fazer de motorista para a cadelinha buldogue francesa, preparar-lhe as viagens… Resumindo, Andrea tem de estar disponível vinte e quatro horas por dia para atender aos seus pedidos, e, ainda por cima, sempre com um sorriso no rosto! Será que um ano de sacrifício, ao serviço de um ´diabo´ que veste Prada, não é um preço demasiado alto a pagar pelo emprego da sua vida?! Um livro hilariante, muito fashion, que certamente agradará ao público feminino, e não só, e que deu origem a uma adaptação cinematográfica realizada por David Frankel.

Augusto - Imperador de Roma

Adorado por uns, contestado por outros, Caio Júlio César Octaviano Augusto foi, acima de tudo, um homem de convicções. Sobrinho e herdeiro de Júlio César, Augusto (título que lhe foi posteriormente outorgado pelo Senado) foi o primeiro Imperador romano e uma das figuras mais proeminentes da Antiguidade Clássica. Tendo exercido o poder durante 44 anos, Augusto instituiu reformas importantes; garantiu o abastecimento de cereais à população e fundou bibliotecas públicas. Aspectos relativos à sua vida, à sua formação, bem como à situação económica, histórica, social, política e religiosa da época serão aqui cuidadosamente abordados, com o intuito de se chegar a uma imagem o mais completa possível daquele que foi o responsável por um dos períodos mais prolíficos para o império romano.

Corações Em Silêncio

Confrontado com situações de extremo perigo, Taylor McAden, bombeiro voluntário, expõe-se até ao limiar do perigo. Denise é uma jovem mãe solteira, cujo filho de cinco anos sofre de um inexplicável atraso de desenvolvimento e a quem ela devota a sua vida numa tentativa de o ajudar. Mas o caso vai aproximar estes seres. Numa noite de tremendo temporal, Denise sofre um acidente de automóvel e é Taylor quem vem socorrê-la. Embora muito ferida, a jovem depressa toma consciência de que o filho já não se encontra na sua cadeirinha do banco traseiro. Taylor irá até ao fim de uma angustiante noite de buscas para o encontrar. Foram tecidas as primeiras malhas que os irão unir, e o pequeno Kyle desabrocha ao calor da ternura daquele homem. Denise abandona-se à alegria de um amor nascente. Mas Taylor tem em si cicatrizes antigas, que o não deixam manter compromissos de longa duração. Nicholas Sparks, esse talentoso contador de histórias, intervém com a sua magia redentora e a sua inigualável capacidade de aprofundar a complexidade das relações e dos afectos.

O Sorriso das Estrelas

Adrienne Willis é uma mulher forte e corajosa que criou sozinha os seus filhos, após um divórcio que a marcou dolorosamente. Mais de quinze anos depois, quando a sua filha Amanda está a afundar-se num luto com que não consegue lidar, devido à morte do marido, Adrienne revela-lhe um segredo que guardara só para si durante muitos anos. Um encontro num fim-de-semana que reúne uma mulher com 45 anos, divorciada e mãe de três filhos, e um desconhecido perdido numa forte tempestade é o emocionante tema deste livro, com o tratamento inconfundível de Nicholas Sparks. Uma prova de que, quando menos se espera, as estrelas voltam a sorrir!

Como a Água que Corre

Como a Água Que Corre, chamou Marguerite Yourcenar ao conjunto de três novelas, que compõem este livro. Como “a água do rio”, explicou, “ou por vezes da torrente, ora lamacenta, ora límpida, que a vida é”.
São três as novelas que o compõem. Anna Soror, escrita em 1925 (tinha a autora 22 anos), publicada com pequenas alterações de estilo em 1935 e hoje retomada, apenas com os acrescentos a que a sua própria maturidade obrigou. É a história do breve e eterno amor de dois irmãos, vivido numa Nápoles renascentista, entre paredes austeras e campos escaldantes. Um Homem Obscuro centra-se no personagem de Natanael, que parece tê-la habitado desde os 20 anos, mas que só em 1979-81, num período da sua vida “atravessado por acontecimentos e viagens”, subitamente irrompe e toma forma. Uma Bela Manhã prossegue a história de Natanael, o homem simples, de alma límpida que viveu nos Países Baixos do séc. XVII, através do relato da vida itinerante e multiplicada de um filho seu. Todas elas têm a sua origem comum numa obra publicada em 1935 sob o título La Mort Conduit l’ Attelage (A Morte Conduz a Carruagem). Desse título de então, diz-nos Yourcenar que não o reteve por lhe parecer hoje demasiado simplista. Descobriu que “a morte conduz a carruagem, mas a vida também”. Bastará esta frase para dar a conhecer a essência da obra desta mulher simples e antiquíssima ao mesmo tempo camponesa e bruxa e grande dama.

Trópico de Capricórnio

Escrito em 1939, Trópico de Capricórnio assume-se como a sequela de Trópico de Câncer, o primeiro livro de Miller, publicado em 1934. É um romance semi--autobiográfico que foi proibido nos Estados Unidos até que, em 1961, o Ministério da Justiça o autorizou, levantando a ideia de que era um livro obsceno. Ambientado em Nova Iorque, na década de 20 do século XX, revisita uma cidade onde o narrador, cuja vida é em quase tudo paralela à do próprio Henry Miller, se sente claustrofóbico, preso às expectativas superficiais da sociedade e condenado a tornar-se mais uma peça do sistema. Apesar das experiências vividas pelo narrador e pelo autor serem semelhantes, a obra é considerada ficcional.

A Honra Perdida de Katharina Blum


A história duma mulher simples que vê o seu nome arrastado na lama em consequência duma diabólica maquinação que vai destruir a sua existência ou a denúncia vigorosa de mitos e monstros do nosso mundo que convivem connosco e nos devoram sem disso nos apercebermos. Obra notável dum grande escritor (Prémio Nobel da Literatura 1972) que o cinema levou aos ecrãs de todo o mundo.

Bel-Ami

Esta é a história de um jovem ambicioso sem escrúpulos que chega ao topo na Paris do fim do século. É um romance acerca de dinheiro, sexo e poder, rodeando os meandros das políticas francesas de colonização da África do Norte.

Desgraça

"Desgraça" valeu a J. M. Coetzee o seu segundo Booker Prize, em 1999. É um romance sombrio, da África do Sul pós-apartheid. David Lurie, 52 anos, professor universitário na Cidade do Cabo, é expulso da Universidade por causa de um affair sexual com uma aluna. Decide então ir viver para a quinta da sua filha Lucy, uma ex-hippy que se convertera à terra. É ela que tratada herdade e tenta viver o melhor que pode a sua relação com os vizinhos negros. A determinada altura, a quinta é assaltada por três homens que violam Lucy, fecham o pai na casa-de-banho, vandalizam a casa e pegam-lhe fogo. O mundo de David Lurie desaba por completo. Como irá ele sobreviver-lhe? Apesar de passado na África do Sul e de alguns dos episódios descritos nos trazerem à memória a actual crise do Zimbabwe, da qual o romance foi como que uma espécie de presságio, "Desgraça" é uma metáfora ácida sobre o mundo dos nossos dias escrito sem moralismos de qualquer espécie.

Spartacus

Há muito para se contar sobre "Spartacus" de Howard Fast. A começar que este é o livro que deu origem ao filme homónimo dirigido por Stanley Kubric em 1960 e encabeçado por Kirk Douglas e que até hoje é considerado o mais político dos filmes históricos. Então, vamos considerar também que "Spartacus" seja o mais político dos livros históricos de ficção e, por isso mesmo, o livro foi publicado pelo próprio autor com a ajuda de amigos, já que na época nenhuma editora comercial se disponibilizou a fazê-lo.

O Pregador

Embora negoceie em drogas para sustentar a sua comunidade, ou se deprave em grandes orgias de sexo, a fé do Pregador em si próprio e em Deus mantém-se viva. Um homem que prega a palavra de Deus e transforma uma vocação verdadeira num negócio de milhões de dólares. Robbins, com a sua escrita luminosa, traz-nos mais um livro apaixonante.

Perigo no Ar

Primavera de 1940. A Europa era devastada pela mais sangrenta guerra da história. A RAF inglesa sofria imensas perdas infligidas pelos bombardeiros de Hitler. Era necessário gente jovem para pilotar os esquadrões britânicos, gente inexperiente mas combativa, gente que enfrentava a morte e o perigo armada apenas com a sua coragem e patriotismo - sabendo também que muitos não regressariam.

A Comunera

Corria o ano de 1511.
Maria de Pacheco, a voluntariosa e orgulhosa descendente de uma das mais importantes famílias castelhanas, é forçada a casar com Juan de Padilla, um pequeno fidaldo de Toledo.Revoltada com este casamento desigual, Maria não imagina que os seus sentimentos mudarão a ponto de em breve estar na liderança de um dos mais extraordinários movimentos revolucionários que abalaram a Espanha: a revolta das Comunidades de Castela. Sob a sua égide, as comunidades de Castela erguem-se em oposição a Carlos I, exigindo o direito do povo participar na governação do reino e a eleger livremente os seus representantes políticos.Esta é a história de uma mulher de armas que ousou resistir às tropas imperiais e que pagou a sua coragem com um exílio forçado em Portugal. É também uma história de amor entre duas pessoas, que nem a derrota, nem a morte puderam destruir!

Indiana Jones e a Grande Cruzada

Indiana Jones, o incrível arqueólogo-aventureiro, leva-nos a uma nova expedição. Mil peripécias têm lugar. Entre elas o rapto do Dr. Henry Jones, seu pai. Só ele sabe onde se encontra o Santo Graal, o cálice que contém o segredo da vida eterna. E existe um nazi disposto a tudo para alcançar a imortalidade... Um combate desenfreado contra as forças do Mal. Se o filme é extraordinário, o livro deixa o leitor sem fôlego!